Entre o Corpo e a Alma.

Pelas horas juntos,

Pelos sorrisos e choros (mesmo que não chores),

Pelos silêncios e gritos (mesmo que não grites),

Por ti e por mim,

Por tanto mais:

Não sei verbalizar a palavra Amizade e não estou certo de saber o seu verdadeiro e puro significado.

Há tanto quem gaste, em vão, este nome, que ele acaba por perder o seu valor e, ingloriamente, lutamos por encontrar uma nova palavra, que junte todos os sentimentos e qualidades que pretendemos…

Não é Amor, porque o Amor vai e vem (mesmo que soe mal). O Amor desperta emoções e reacções físicas - é reactivo (mesmo que soe mal). O Amor é Corpo e Alma. O Amor exige tempo, espaço e dedicação.

Quem já não usou a expressão “Eu amo-te!”, para dizer ao seu melhor amigo que ele o é e que estaremos lá sempre, para tudo?!

Pois, todos nos esforçamos por impressionar a pessoa de quem gostamos e todos a queremos manter, para sempre, junto de nós.

A Amizade é o quê, então?

Vale quanto?

Dura quanto?

Pois, não encontro em nenhum livro uma resposta, mas estou certo de que a Amizade tem um princípio, um meio e duvido que tenha um fim.

Da indiferença e dos olhares discretos saltamos para a atenção e para os olhares cúmplices e simpáticos. Partimos à descoberta e começamos a cruzar gostos e experiências. Construímos as nossas barreiras e vamos traçando os nossos limites.

Naturalmente começamos a defender-nos e a categorizar as pessoas que nos rodeiam.

Chegamos ao meio…

Um dia a pessoa que está à nossa frente quebra a primeira barreira e desarma-nos com uma pergunta, uma revelação ou um simples pedido. Nessa altura percebemos que confia e que podemos confiar… Percebemos que ainda agora começou a viagem e que não conhecemos a pessoa com quem temos passado o ultimo dia, a ultima semana, o ultimo mês, o ultimo ano, os últimos…

Decidimos deixar de pensar no que é bom ou mau de partilhar. Simplesmente começamos a fazê-lo.

Quando damos conta, percebemos que o nosso Corpo é um e a nossa Alma são 2, 3, 4, 5, …

Sentimo-nos atraídos a estar com as pessoas a quem chamamos de Amigos. Conhecemos os seus defeitos e virtudes.

Naturalmente reagimos bem à sua presença e mal à sua distância, mas ambos aprendem a não cobrar espaço, nem tempo, porque sabem que o seu Corpo é um, mas que a Alma não.

Perto ou longe estamos sempre ligados, de forma completa, porque o Corpo não se une entre Continentes, ou entre o dia e a noite, mas a Alma sim. A Alma sim!

E quando o Corpo fraqueja e a Alma se sente pequena e perdida, sabemos que no instante seguinte teremos um abraço e um sorriso, nem que meio Mundo nos separe.

Portanto, se me perguntam o que diferencia a Amizade do Amor, eu respondo que o Amor é um Corpo e uma Alma, em duas pessoas e que a Amizade é apenas uma Alma, partilhada a dois.

O Corpo é frágil e sujeito a tantos perigos, mas a Alma é mais forte! E mesmo quando o Corpo parte, a Alma fica, por isso é que o Amor vai e vem e a Amizade não.

E de tudo isto, te digo:

- Preserva o teu Corpo e a tua Alma, se queres Amar! Preserva e partilha a Alma e, sem verbalizar, terás um Amigo para sempre.

Não tens de cobrar mais nem menos, porque tudo será natural e sincero.

A um Amigo não dizes “Adeus!”, dizes, sempre, “Até já!”!

João Ferreira

21-02-2010

Porto – Lisboa

23:00

Comentários